| MSC Opere encerrando temporada 2009/2010: cena que se repetirá hoje a noite. |
| MSC Opera (Foto de Arquivo) |
Na temporada 2010/2011, o Terminal recebeu em média 8.218 passageiros por dia de operação, o que representa 20% da capacidade do complexo marítimo, que é de 42 mil pessoas por dia. Foram 52 dias de operação com apenas 1 navio, com movimentação média de 3.425 passageiros por dia e taxa de utilização de 8%, também com referência a capacidade diária do Terminal.
O dia com maior movimento foi 5 de março, quando o Porto de Santos recebeu 7 navios, e passaram pelo Terminal 33,1 mil passageiros, entre embarque, desembarque e trânsito. Houve ainda 6 dias em que o Terminal recebeu seis navios simultaneamente, com destaque para os dias 26 de dezembro de 2010 e 19 de fevereiro de 2011, quando foi registrado o movimento de 27 mil e 25 mil pessoas, respectivamente.
O Concais estima que foram injetados R$ 274 milhões na economia regional e cerca de 4.900 empregos diretos. A cada ano, mais recursos e empregos são gerados em Santos e Região com os navios de passageiros que atracam no Porto de Santos.
Investimentos
| Área que foi ampliada. |
Em 2010 o Concais investiu R$ 6 milhões para melhorias na infra- estrutura, o que totalizou 48,1 milhões desde 1998. O Terminal ampliou os salões de espera, embarque e desembarque de passageiros. E ganhou mais 1.800 m² de área operacional, com o alinhamento da fachada do armazém 25 (salões azul, vermelho e amarelo).
Com este incremento de área, desembarque e embarque ganharam mais agilidade, além de aumentar significativamente o espaço de espera, que proporcionou mais conforto aos passageiros. Este ano serão aplicados 11 milhões em investimentos para ampliação das áreas de operação interna e externa. O projeto está sendo finalizado.
Até 2013 o Porto de Santos terá um importante inves- timento que beneficiará também o segmento de cruzeiros marítimos. Isso porque estará concluída a obra do Governo Federal do “Alinhamento do Cais do Outeirinhos”, que possibilitará a atracação contínua de 6 navios em frente ao Concais. Serão 1.320 metros lineares e a faixa primária que atingirá até 50 m de largura, e possibilitará o traslado de passageiros, em embarque e desembarque na parte interna, o que reduzirá o fluxo de veículos na malha viária.
Hoje, o MSC Opera tem saída prevista para as 18 horas, e só deve deixar a cidade, como em suas outras escalas, a noite, portanto, valem as fotos de arquivo do encerramento da última temporada, feita pelo mesmo Opera há menos de um ano no dia 3 de Maio de 2010. Vale lembrar também, que a temporada no Brasil ainda não acabou, já que o Bleu de France continua suas viagens no Nordeste com escala em Fernando de Noronha até o dia 20 de Maio.
Com este incremento de área, desembarque e embarque ganharam mais agilidade, além de aumentar significativamente o espaço de espera, que proporcionou mais conforto aos passageiros. Este ano serão aplicados 11 milhões em investimentos para ampliação das áreas de operação interna e externa. O projeto está sendo finalizado.
Cais Outeirinhos
| Área do cais que será alinhada |
Hoje, o MSC Opera tem saída prevista para as 18 horas, e só deve deixar a cidade, como em suas outras escalas, a noite, portanto, valem as fotos de arquivo do encerramento da última temporada, feita pelo mesmo Opera há menos de um ano no dia 3 de Maio de 2010. Vale lembrar também, que a temporada no Brasil ainda não acabou, já que o Bleu de France continua suas viagens no Nordeste com escala em Fernando de Noronha até o dia 20 de Maio.
Texto (©) Copyright Assessoria de Imprensa Concais e Daniel Capella (somente último parágrafo).
Imagens (©) Copyright Daniel Capella.
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