Thursday, December 22, 2011

Quatro navios com semelhanças em Santos


Hoje estiveram em Santos dois pares de navios distintos: o Costa Victoria e o Splendour of the Seas, construídos com propósitos parecidos, e no mesmo ano, e o Grand Holiday e o Sovereign of the Seas, construídos na mesma época, e dois grandes concorrentes, agora, e em outros tempos.
Todos voltaram de mini-cruzeiros, e partiram, com exceção do Grand Holiday, que foi reposi- cionado para o Rio de Janeiro, onde passará a embarcar, para seus cruzeiros de Natal. O primeiro a deixar a cidade foi o Costa Victoria, por volta das 18h30min. Ele, e o Splendour, o último a sair, por volta das 19 horas, foram entregues em 1996, para a Costa Crociere e para a Royal Caribbean International, respectivamente. Ambos foram construídos para o mercado internacional (o Victoria com um foco maior nos italianos), e projetados especialmente para os cruzeiros na Europa e Mediterrâneo. Hoje, porém, enquanto o Splendour volta ao Brasil revitalizado, e ainda deverá realizar muitas temporadas na América do Sul, o Costa Victoria faz a que deverá ser sua temporada de despedida, antes de se encontrar com seu destino (seguirá para cruzeiros na China, e depois deverá deixar a frota, ou ser bastante modificado, como o Romantica).
Entre esses dois, saíram muito próximos um do outro,o Sovereign, hoje operado pela Pullmantur e o Grand Holiday, da Ibero Cruceros. Esses navios fazem parte do grupo Royal Caribbean e Carnival, e já foram operados pela companhia principal de cada grupo, durante muitos anos. Construídos no final da década de 80, são dois dos primeiros navios de cruzeiro modernos, e ajudaram a construir  o império que hoje cada um de seus grupos forma. Curioso, é que o Holiday, quando operado pela Carnival, era concorrente do Sovereign operado pela Royal Caribbean (foram flagships de suas companhias na mesma época, operaram no mesmo lugar, e destinados ao mesmo público), e hoje, o Grand Holiday, da Ibero, continua sendo o concorrente do Sovereign, da Pullmantur. Ambos continuam como flagships, em roteiros parecidos, e para o mesmo público, só que agora, em continente europeu, e mesmo no Brasil.
Destaque para o tempo bom na cidade, e para a quantidade de apitos durante suas saídas. Também para o Splendour, que faz suas primeiras viagens revitalizado. Amanhã estarão na cidade seis navios, pela primeira vez na temporada: o Deutchsland, o AIDA Cara, o MSC Orchestra, o Costa Pacifica, o Vision of the Seas e o Zenith. 
 Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella.

No comments:

Post a Comment