Estação do Valongo, próxima de onde ficará o novo terminal. |
O projeto foi desenvolvido em uma parceria entre arquitetos brasileiros e a B&A (Bermello Ajamil & Partners, Inc.), renomada empresa norte-americana com experiência no setor marítimo e atuação no mercado mundial de instalações portuárias, entre eles Miami, Fort Lauderdale, Nova York, Vancouver, Barcelona, São Petesburgo, entre outras. O futuro investimento proporcionará, também, uma revitalização na degradada área do Valongo.
“Este projeto demonstra o interesse da MSC Cruzeiros em continuar investindo fortemente no Brasil e deste modo colaborar ainda mais com o desenvolvimento econômico do país, gerando novos empregos e receitas para a economia nacional e ao mesmo tempo fortalecer o setor de infraestrutura portuária, garantindo assim um serviço de alta qualidade para os hóspedes de nossos navios”, comenta Roberto Fusaro, Diretor Geral da MSC na América do Sul.
A iniciativa inédita no país irá alavancar uma revolução na infraestrutura portuária que o setor tanto carece e, também, criará oportunidades paralelas para a revitalização da área, com empreendimentos na área de lazer, entretenimento e serviços. Além de fomentar o turismo na região, o investimento impulsionará o crescimento do setor e disponibilizará um cenário promissor para 2013/2014, prazo previsto para conclusão da obra.
Cabe uma objeção a construção de um novo terminal na área do Valongo. Sem dúvida, seria um ótimo investimento, e o fato de ser projetado pela MSC, também é boa idéia, já que nada melhor que alguém que entende do setor para saber suas necesidades. Porém, é necessário atentar para o tipo de navio que atracará na instalação, não deve haver restrição para navios de outras operadoras, porque o terminal foi construído pela MSC. Ainda mais, que a vocação desse terminal, deveria ser atrair navios em trânsito, dado sua proximidade com pontos turísticos da cidade. Ainda não ficou claró quem administrará o Terminal
Texto (©) Copyright Press Release MSC e Daniel Capella.
Imagem (©) Copyright Daniel Capella.
No comments:
Post a Comment