 |
Um dos navios da classe Concordia. |
Possivelmente. A programação da companhia para a época
continua indefinida, em especial após as várias mudanças que ocorreram nos últimos meses, e que culminaram com o não lançamento do catálogo anual. Porém, baseado no histórico da companhia na América do Sul, na atual temporada, e em algumas escalas agendadas no porto de Buenos Aires, é possível
especular o futuro da companhia na América do Sul.
 |
A área da piscina do Costa Magica |
Tradicionalmente, a Costa procura mudar ao menos um de seus navios na região, por outro mais novo, possibilitando assim, ter sempre uma novidade na América do Sul. Desta vez, porém, pela primeira vez em sua história a companhia tem
quatro navios em águas sul-americanas.
Sendo que um deles é o mítico Costa Victoria, que fará, muito provavelmente, sua última temporada no Brasil com as atuais características. Explica-se: após a temporada brasileira, o navio seguirá para a Ásia, onde operará o ano inteiro. Após voltar desse continente (provavelmente após 2013) deverá passar por uma reforma ao estilo das que passarão o Classica e Romantica, ou mesmo ser transferido a outra filial do grupo Carnival, como a Ibero.
Portanto, a volta do Costa Victoria já é uma opção descartada. Costa Romantica e Classica, também estão descartados, já que o primeiro estreará roteiros para a Austrália, com ida e volta a Itália na época, e o segundo, muito provavelmente estará em estaleiro para passar a ser NeoClassica. Do resto da frota, somente o Deliziosa não é opção, já que estará fazendo o cruzeiro de volta ao mundo.
A partir dessas informações,
a companhia tem duas opções: aumentar drasticamente a oferta, trazendo
quatro navios da classe Destiny (os navios da classe Destiny são as variações do Costa Magica e Fortuna),
ou trazer três gêmeos da Destiny como fará em 2011/2012,
e substituir o Victoria por um navio um pouco maior,
da classe Spirit (da classe Spirit fazem parte o Mediterranea, o Atlantica, o Luminosa e o Deliziosa). A princípio, ambas as hipóteses teriam a mesma força, porém, um fato mudou essa história nas últimas semanas.

Como sabemos, as companhias costumam
planejar seus itinerários com antecedência, por políticas internas, e também para atender a solicitação que alguns portos fazem, de agendar as escalas com em média um ano de antecedência. Alguns portos fornecem sites com
previsões das escalas previstas, um deles é o
de Buenos Aires, que já possui sua planilha de escalas
para a temporada 2012/2013. Nessa, constam escalas de três navios da Costa:
Serena, Magica e Fortuna.
Seguindo a linha de pensamento da companhia, de trazer um novo navio por temporada, e de manter o maior navio na rota do Nordeste, concluímos que a
novidade da temporada será o Costa Favolosa, que é gêmeo do Serena, Pacifica e Concordia. Assim, teríamos uma temporada com quatro navios da classe Destiny: Favolosa e Serena que são gêmeos, e
Magica e Fortuna também gêmeos, e que são a base do projeto do
Favolosa e Serena.
 |
Costa Serena em Veneza. |
Daí, deduz-se que o
Favolosa ficará baseado em Santos e Rio, com os roteiros
rumo ao Nordeste, e também com o novo roteiro da companhia:
Praias Tropicais. O
Serena que deverá ser o maior a fazer o Prata, provavelmente fará os roteiros que nessa temporada são do Victoria,
com embarque em Santos, Rio de Janeiro, Montevideo e Buenos Aires. Já
Fortuna e Magica deverão ficar baseados, um em Santos, com destino a Buenos Aires, e outro em Buenos Aires com destino ao Brasil, ainda não é possível definir qual.
Porém, lembremos que ainda estamos muito distantes da temporada em questão, e que muitas mudanças podem acontecer, ainda mais, nesse caso, quando tudo ainda não é certo. Texto (©) Copyright Daniel Capella.
No comments:
Post a Comment