Costa Concordia deixando Santos em Fevereiro de 2010. |
Porém, não foi o que aconteceu, o navio começou a adernar, consequência da entrada de água no casco, logo os passageiros e tripulação entraram em pânico já imaginando o pior. Por volta da meia noite no horário local, a tripulação liberou os botes salva-vida para os passageiros, mas não houve organização uma vez que o sistema de emergência do navio não foi ativado.
![]() |
Costa Pacifica: gêmeo do Concordia. |
A princípio, a informação das agências de notícias era de que 6 passageiros teriam morrido do total de mais ou menos 4,000 abordo, entre passageiros e tripulantes, porém, só foram encontrados três corpos. O navio, da Costa Crociere (filial da americana Carnival Corporation) carregava 3,200 passageiros, sendo 1,000 italianos, mais de 500 alemães, 160 franceses, em torno de 100 norte-americanos, mais 100 croatas e 53 brasileiros, entre outros. Outras 1,000 pessoas, tripulantes, estavam a bordo.
Em Santos partindo para outro cruzeiro pelo Nordeste. |
![]() |
Estréia em Santos em 2009. |
No começo da noite de hoje, o capitão e os primeiros oficiais foram presos acusados de negligência e assassinato, por terem colocado em risco a vida dos passageiros, e por terem abandonado o navio.
O navio encalhou na Ilha de Giglio na região da Toscana, na Itália. E continua no local, parcialmente submerso (clique para ver fotos). A Costa ainda não se manifestou sobre os próximos passos relacionados a tragédia: não se sabe o que será feito com o navio, nem com as próximas viagens programadas para ele. Porém, é certo que dificilmente o Concordia voltará a navegar, já que apresenta um buraco de 70 metros em uma de suas laterais, e vários outros menores do outro lado (inclusive com um pedaço de pedra incrustado em seu calado).
Porém, o navio terá que ser retirado do local, provavelmente rumo a sucata. A Costa ainda não conhece as causas do incidente, mas já se apresentou as autoridades para ajudar nas investigações. Suspeita-se de falha humana, mas não estão descartadas possíveis falhas mecânicas no navio, que é gêmeo do Carnival Splendor, que em Novembro de 2010 após um incêndio ficou quase uma semana a deriva no Pacífico.
Mais novidades são esperadas para os próximos dias.
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella.
No comments:
Post a Comment