| Em Fortaleza durante operação de 2005. |
O ano era 2005, o mercado não poderia parecer mais favorável a uma CVC que já operava navios sazonalmente no Brasil há algumas temporadas. Se valendo de seu espirito pioneiro a CVC decidiu inovar: entrou em acordo com a Pullmantur, para manter o Pacific durante todo o ano no país.
Após sua primeira temporada em Fernando de Noronha, a 2004/2005, o navio retornou a América do Sul em 1º de Julho daquele ano para uma temporada muito mais longa que o habitual. A princípio com roteiros previstos até 3 de Dezembro, entre a Amazônia e o Nordeste.
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| Atracado no Nordeste do Brasil. |
No começo de Novembro, o navio estaria de volta ao Nordeste, para voltar a seus embarques em Recife e Fortaleza para roteiros com escala em Noronha, Maceió e Natal. Porém, a tentativa foi um fracasso. Com vendas fracas, os cruzeiros nunca foram repetidos, e provaram, a época, que o mercado brasileiro ainda não estava preparado para viagens durante o ano todo.
| Em Fortaleza. |
As conseqüências se refletem até os dias atuais: as companhias se sentem inseguras em basear um navio o ano inteiro no Brasil, devido a entre outros problemas, a sazonalidade das temporadas, e as inúmeras tentativas fracassadas como essa da CVC.
Recentemente (em 2008) a CVC e a Pullmantur chegaram a arquitetar uma nova tentativa, com o dispendioso Sky Wonder que ficaria ocioso na Europa, mas ela acabou não decolando. A grande pergunta é: estamos mesmo preparados para navios em nossa costa o ano inteiro? E se sim, quando poderemos provar isso?Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright AT Wiffen, Brasil Viagem, AT Wiffen e Pullmantur..

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