Thursday, December 8, 2011

Royal Caribbean com novidades em 2012/2013? Pelo menos nos itinerários.

Vision of the Seas, que deve retornar revitalizado. 
A Royal Caribbean International está prestes a anunciar suas novidades para a temporada 2012/2013. O lançamento das novidades deve acontecer na ocasião da chegada do Splendour of the Seas em Santos, quando o Presidente e CEO da companhia Adam Goldstein deverá vir ao Brasil para conferir as novidades no navio, e possivelmente, trazer notícias sobre sua nova temporada.

Podemos adiantar, que se antes era quase certa a vinda de um novo navio, nesse momento ela é um tanto incerta. Ainda acreditamos na vinda de um novo navio ao Brasil, principalmente após anúncios internacionais da companhia de que iria aumentar seus leitos na América do Sul e China (para onde já anunciou o Voyager of the Seas), porém, no momento todos os navios já tem destino previsto para a época, com excessão do Vision e do Splendour of the Seas.

Além disso, uma mudança recente nos planos da companhia também pode favorecer a América do Sul. A companhia optou por trocar o porto-base do Independence of the Seas, durante a época da temporada brasileira, de Southampton, na Inglaterra para Fort Lauderdale, na Flórida. Transferindo-o assim, do Mediterrâneo para o Caribe, provavelmente devido a crise mundial, e as incertezas em relação a economia européia.


Indenpendence of the Seas
Porém, na região do Caribe, além do Indepen- dence, já estão previstos os gêmeos gigantes, Oasis e Allure of the Seas, os outros dois gêmeos do Independence, Freedom e Liberty of the Seas (segundos maiores do mundo), e quatro navios da classe Voyager (Mariner, Navigator, Explorer e Adventure), além do Grandeur, Enchantment, da classe Vision, do Brilliance e do Jewel da classe Radiance, e do Monarch e Majesty da classe Sovereign. Obviamente, os navios estão divididos entre vários portos-base na região, mas, devido a crise mundial, a oferta pode ser considerada excessiva, principalmente, em uma América do Norte que vive incertezas, e teme gastos "superfulos" como viagens de cruzeiro.

Portanto, não seria tão surpreendente assim, que algum desses navios fosse reposicionado para um destino ainda menos explorado, como a América do Sul, o que obviamente terá que ser decidido nos próximos meses, para não reduzir demais o tempo para vendas e planejamento das viagens.

Jewel of the Seas
Mas algo é certo, a Royal andou mudando suas escalas que já estavam planejadas na América do Sul. Antes, o Splendour tinha escalas previstas em Buenos Aires até o final de Abril, essas foram reduzidas até o final de Março, e em sua maioria substituídas pelo Vision, que ao que tudo indica, passará a operar agora na rota Prata. Apesar disso, o Splendour ainda realizará algumas escalas em Buenos Aires, normalmente entre as escalas no Vision.

Isso indica continuidade na idéia lançada essa temporada de intercalar roteiros entre seus navios: ano que vêm, tanto Vision como Splendour farão viagens para o Nordeste e para o Prata, em diferentes datas. Mas continua havendo um predomínio: o Splendour realizará mais viagens para o Prata, assim como o Vision para o Nordeste, algo que parece ser invertido em 2012/2013. Porém, é imaturo dizer ao certo, mas com certeza, pelo que temos no momento, haverão alterações mais significativas nos roteiros.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
 Imagens (©) Copyright Daniel Capella, Louis Robba e Eduardo Wallestein.

No comments:

Post a Comment